estação sertório | metrô de porto alegre
atelier de projeto - ufrgs

Estação Sertório é um projeto de 4° ano que trata da proposição de uma estação para a linha 2 do metrô de Porto Alegre.
.
Do Memorial Descritivo do projeto:
Das estações previstas, optou-se pela Estação Sertório, no entroncamento das avenidas Sertório e Assis Brasil. A linha do metrô nesse ponto poderia ser elevada ou de superfície, sendo que essa primeira alternativa foi a considerada no desenvolvimento do projeto.
.
O desafio inicial seria conceber uma edificação que não poluísse ainda mais o contexto urbano, atenuando a presença de uma linha férrea em plena Assis Brasil. Assim, optou-se pelo acesso subterrâneo à estação, deixando o nível da rua visualmente livre. Prevendo que o tráfego no local só tende a aumentar, pois é encontro de dois importantes eixos viários, o projeto propõe também uma passagem de nível, sendo a Av. Sertório rebaixada 6,5m em relação à Av. Assis Brasil.
.
Considerando-se que o entorno da estação é uma área urbana ainda não plenamente configurada, e que certamente sofrerá alterações significativas nas próximas décadas, a Estação Sertório foi pensada para que dialogasse com diferentes ambientes. Para isso, ela precisava apresentar um traço neutro, simples. O volume paralelepipedal, com fechamentos em policarbonato translúcido, é ao mesmo tempo discreto e elegante, leve, e não sobrecarrega o contexto urbano.
.
O acesso à estação se dá em quatro pontos do passeio da Av. Assis Brasil, um em cada esquina do cruzamento. Uma combinação de túneis e passarelas permite que se possa cruzar ambas as avenidas sem atravessar as pistas de rolamento. No nível da Av. Sertório, onde se encontra a entrada da estação, sob a Av. Assis Brasil, são previstas também paradas de ônibus-integração. A acessibilidade universal é promovida por plataformas elevatórias junto às escadas.
.
Como particularidades do projeto tem-se a presença importante da luz, dos seus jogos através das fachadas translúcidas e das zenitais; o aproveitamento, por conseqüência, da iluminação natural; e a preocupação com o conforto térmico, com os materiais selecionados e o sistema de ventilação das placas de fechamento, permitindo o resfriamento das fachadas.

2005
Trabalho em equipe com Guilherme Maia










top
home