casa desmontável
concurso
.
Projeto em grupo para o Prêmio Caixa IAB 2004 – Concurso Nacional de Ideias e Soluções de Arquitetura e Urbanismo, que tem como principal objetivo incentivar projetos habitacionais para a população de baixa renda.
.
A categoria Estudantes era livre para explorar temas e problemáticas, e assim decidimos trabalhar com habitação temporária - uma situação corriqueira no país, quando famílias que habitam uma área ilegal/ de risco serão realocadas para novas casas e, entre uma coisa e outra, ficam em "casas de passagem", geralmente residências coletivas temporárias. Tempo e custo são fatores importantíssimos nessa solução, e nossa ideia foi de aperfeiçoar o processo criando casas temporárias modulares e desmontáveis, que poderiam ser reconstruídas "n" vezes em diferentes locais.
.
Qualidades arquitetônicas como a estética e o conforto térmico foram as principais diretrizes do projeto. Painéis-sanduíche pré-fabricados em estrutura de aço com revestimento em madeira e isolamento termo-acústico formam os diferentes módulos, adaptando-se a cada caso.

2004
Trabalho em equipe com Francisco Abreu, Guilherme Maia and Karen Henrique





top
home